domingo, 10 de junho de 2012

Curiosos animais marinhos



A vida marinha sempre apresenta muitas surpresas desde as regiões costeiras até as regiões mais profundas.
Montamos uma lista que dá uma pequena amostra da diversidade de alguns curiosos animais marinhos.Alguns deles são transparentes, outros coloridos e alguns até se enfeitam.
Vamos à lista.
O invisível
Esse camarão é conhecido como anemone shrimp e mantém uma relação simbiótica com a anêmona hospedeira compartilhando seu alimento em troca de proteção.Para proteger-se das toxinas de sua “amiga” ele usa o muco secretado pela própria anêmona.
Como o camarão perde sua carapaça para crescer, ele foge, pois sua nova armadura não possui o muco então, reaproxima-se lentamente para cobri-la com o muco.
Além dessa proteção o animal tem o corpo quase transparente para dificultar ser localizado por seus predadores.
Fashion
flamingo tongue snail é um pequeno e colorido caramujo marinho que vive entre as várias espécies de corais nas águas caribenhas.
Por mais incrível que possa parecer, as lindas cores que podem ser vistas nas fotos não são da concha do animal, e sim de um manto de tecido vivo conectado ao pé dele.
O caramujo empurra esse manto para fora para cobrir toda a concha.Esse manto também tem a mesma função da guelra dos peixes.Quando ameaçado, o manto é recolhido revelando a verdadeira cor da concha, que é branca.
Muitos mergulhadores coletam esses animais atraídos pela sua beleza, pensando que esta é a cor de sua concha.
Folhas elegantes
leafy sea dragon (phycodurus eques) é um tipo de cavalo marinho que tem o corpo coberto por protuberâncias em forma de folhas.Elas servem para camuflar o animal entre as algas assim, nem predadores e nem presas, conseguem reconhecê-lo como perigo ou alimento.
É encontrado pela costa da Austrália e quando adulto pode alcançar até 45cm e alimentam-se de plâncton e pequenos crustáceos.
As fêmeas depositam seus ovos na cauda do macho onde eles desenvolvem-se até a maturidade.
Carnaval
Habitante das costas temperadas da Austrália esse caranguejo é conhecido como decorator crab.
Esse crustáceo tem o curioso hábito de utilizar algas para camuflar-se dos seus predadores.Ele prende as algas nas saliências encontradas em sua carapaça usando uma secreção que fica adesiva em contato com a água do mar dando a impressão de estar todo enfeitado, daí o seu nome.
Algumas espécies podem usar esponjas ou anêmonas no lugar da algas.
Colorido e poderoso
De natureza solitária, o mantis shrimp (camarão-louva-à-deus) é chamado assim por causa de sua aparência, com a posição de suas garras lembrando muito a posição das patas dianteiras do inseto.
Eles podem alcançar 30cm, mas existem alguns casos registrados de espécimes que alcançaram até 38cm.Existem cerca de 400 espécies espalhadas em várias regiões do mundo e suas cores podem variar desde tons marrons até os mais coloridos.
Famosos por sua beleza, algumas espécies também são conhecidas por suas potentes garras que são usadas para golpear ou desmembrar suas presas.Suas garras são tão fortes que ele pode quebrar o vidro de um aquário com um único golpe.Lembrando um outro primo nervosinho.
Além da sua super força, o bichinho ainda tem “visão além do alcance” e são os únicos animais conhecidos a possuírem visão colorida hiper espectral (seja lá o que for isso).Seus olhos são considerados os mais complexos do reino animal especializados para visão em cores desde o infra-vermelho até o ultra-violeta.
Vejam outras fotografias interessantes desses curiosos e elegantes animais marinhos.
As fotos são da galeria do fotógrafo Jeffrey N. Jeffords.Que faz um trabalho maravilhoso clicando estas espécies marinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário