terça-feira, 31 de julho de 2012

O caranguejo-dos-coqueiros

O caranguejo-dos-coqueiros (Birgus Latro) é o maior artrópode terrestre do mundo e é conhecido por sua habilidade, única entre os animais, de cortar buracos em côcos utilizando para isso, suas poderosas garras, ecomer o conteúdo.
Eles vivem em áreas desde o Índico até o oeste do Pacífico.
Esses animais também são conhecidos por caranguejo-ladrão, devido sua aparente atração por objetos brilhantes, os quais roubam de casas e tendas, como já foi relatado.
Entre os caranguejos-dos-coqueiros já foram registrados exemplares de 1 metro de comprimento e pesando até 17 quilos, o que seria o limite teórico para um artrópode terrestre.Em meio aquático, tamanhos maiores são possíveis.
A dieta desse caranguejo consiste, primariamente, de frutas como côcos e figos.Entretanto, ele comerá quase qualquer coisa que for de origem orgânica, desde folhas até ovos de tartaruga, revelando não ser muito exigente com relação à comida.
Eles podem subir em árvores em busca de alimento ou para proteger-se e não podem nadar, morrendo afogados, quando na água.
Nas ilhas do Pacífico são consumidos como comida e considerados uma iguaria, com sabor parecido com lagosta.Em diferentes ilhas existem uma variedade de receitas, incluindo até, uma com leite de côco.
Normalmente ele não é venenoso mas, pode se tornar venenoso dependendo da sua dieta.Casos de envenenamento já aconteceram e acredita-se que as toxinas vêm de plantas que o animal comeu, o que explica porque alguns podem ter veneno e outros não.
Se molestado ele pode atacar uma pessoa, no entanto, ele também pode ser encontrado à venda como animal de estimação, como em Tóquio, por exemplo.Desde de que a gaiola seja forte o suficiente para agüentar suas poderosas pinças.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário