domingo, 2 de setembro de 2012

Três árvores muito antigas


arvores-mais-velhas-do-mundo-01
Algumas árvores são grandes, outras, chegam a caber um bar dentro e ainda, podem até servir de material para escultores.
Para este artigo, reservei três árvores que me impressionaram pela sua antiguidade. Cada uma delas, em sua categoria, guardam peculiaridades interessantes e passam de 2000 anos de idade.
Methuselah
methuselahMethuselah?
A árvore mais velha do mundo e tem mais de 4800 anos. Ela vive nas montanhas da Califórnia onde podem ser encontradas várias outras árvores muito antigas.
Methuselah passou a ser a árvore mais antiga do mundo depois que, em 1964, Prometheus (outra árvore da mesma espécie e do mesmo local), foi cortada numa desastrosa avaliação em que, alguns pesquisadores, pensavam estar cortando apenas mais uma das velhas árvores da região.
A localização precisa da árvore é mantida em sigilo para tentar impedir a ação de vândalos.
Patriarca da Floresta
patriarca-da-florestaO Grande Patriarca.
O Patriarca da Floresta é a árvore mais antiga do Brasil está em Santa Rita do Passa Quatro, no Parque Nacional do Vassununga.
O jequitibá gigante de 49 metros de altura figura na lista dos seres mais velhos do planeta com aproximadamente 3000 anos de idade.
A probabilidade da existência de outros exemplares bem mais antigos, no passado, é bem grande pois os exploradores sempre escolhem as árvores de uma região começando pelas maiores e mais saudáveis e, como todos sabem, a mata atlântica já foi exaustivamente explorada.
O Patriarca da Floresta foi salvo com a criação da área do Parque Nacional.
Jaya Sri Maha Bodhi
jaya-sri-maha-bodhi
Uma figueira da espécie Ficus religiosa é a mais antiga árvore plantada pelo homem, com data conhecida. A figueira foi plantada pelo Rei Devanampiyatissa em Anuradhapura, no Sri Lanka em 288 AC.
Com 2297 anos, ela é reconhecida como uma das mais sagradas relíquias budistas e é respeitada por budistas do mundo inteiro.
Um muro foi construído em torno da árvore para protegê-la de elefantes selvagens que poderiam danificá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário